26 de jul. de 2010

Uísque encontrado em naufrágio pode ser vendido por R$ 4.900



Uma garrafa de uísque da marca Ballantine’s foi encontrada neste ano em meio aos escombros de um navio que afundou durante a década de 1950 ou 1960 na Escócia. Ela poderá ser vendida por cerca de R$ 5.000, segundo especialistas.
A garrafa foi recuperada do navio de carga SS Politician, que ficou encalhado na ilha de Eriskay, ao norte do país, em 1941, após um temporal na região. O navio tinha um carregamento de 264 mil garrafas de uísque, e passou a ser constantemente saqueado pelos habitantes da ilha, que tinham pouco acesso à bebida alcoólica por causa da Segunda Guerra Mundial. Após cerca de 24 mil garrafas serem roubadas, os oficiais locais decidiram explodir a carcaça do SS Politician. Mas não se sabe exatamente a data da explosão, pode ter ocorrido entre as décadas de 1950 e 1960.

O incidente ficou famoso. Baseado nele, em 1947, o autor escocês Compton Mackenzie escreveu um livro chamado Whisky Galore. Dois anos depois, a história ganhou uma adaptação em um filme de comédia com o mesmo nome. A garrafa será vendida com as fotografias da sua operação de “resgate” pela casa de leilões escocesa Bonhams, em Edimburgo, capital do país. O leilão ocorrerá entre 17 a 20 de agosto.

Nenhum comentário: