
IRANDUBA - Os pesquisadores, aquicultores, estudantes e participantes da reunião 61ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC - conhecem, em Iranduba e Manacapuru, interior do Amazonas, os 4 sistemas de criação de peixe em cativeiro utilizados na Amazônia.
Espaços para criar peixes em cativeiro na Amazônia brasileira tem de sobra. Os mananciais são de perder de vista. Dentro dos rios e lagos existem mais de 2500 espécies catalogadas, mas apenas 40 são comercializadas. Para evitar o esvaziamento dos estoques naturais de pescado, especialistas em piscicultura, desenvolveram quatro sistemas de cultivo de peixe em cativeiro.
A criação de peixe em canal de igarapé tem o menor custo de produção, alta produtividade, é ambientalmente correto e o retorno do investimento financeiro chega mais rápido.
O produtor Edson Barros, em Iranduba, é o primeiro a apostar nesse sistema, que, com ajuda da floresta fornecendo frutas nativas,reduz em 40 % as despesas com ração.A propriedade recebeu a visita de pesquisadores, estudantes universitários, criadores de peixe de outros estados e participantes da SBPC. Eles viram de perto tartarugas, matrinxãs, tambaquis e pirarucu.
Luiz Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário